domingo, 26 de dezembro de 2010

Festas, muita comida, algum problema?

Quase toda comemoração tem comida. E muitas das engordativas saborosas.
Natal e Virada de Ano não seriam diferentes. Mesa farta, inclusive de pratos que são tradicionais de lugares nos quais faz muito frio em dezembro e que, portanto, não seriam muito adequados pro nosso verão.
Mas enfim, vamos desencanar um pouco. É saudável dar uma relaxada e comer o que tem vontade nesses dias festivos, ainda mais se na maior parte do ano você tem moderação.

Bom, mas aí é que tá: a compensação. O ser humano tem a incrível habilidade de ir de um extremo ao outro. O meio-termo, por incrível que pareça é um ponto mais difícil de encontrar que o tudo ou nada. Fulano põe na cabeça que época de Natal e Reveillón é liberada e não pensa em outra coisa senão comer (e/ou beber). Se empanturra até passar mal e assim que vira o ano faz jejum de faquir, "dieta líquida", toma algo perigoso, busca soluções milagrosas.
Não é assim.

Aproveite a época pra curtir a presença das pessoas queridas, conversar, se divertir.
Na hora de comer não precisa ficar pensando no regime ou nas calorias. Coma um prato do tamanho adequado, preenchido com alimentos que você gosta muito e se precisar repetir repita, mas não precisa devorar tudo como se fosse a última refeição do mundo. Ficar passando mal depois é bem pior. E atenção: muita gente oferece por mera educação, você não precisa comer tudo só pra agradar.

Nos dias seguintes, se sentiu que exagerou e quiser compensar, simplesmente escolha alimentos mais leves, coma em porções menores, mas não deixe de comer direito, pois fazer jejum prolongado, dieta líquida, comer só frutas, ou outras medidas radicais não te ajudarão a emagrecer e sim vão desequilibrar seu corpo (desacelerar metabolismo, carência de nutrientes, queda de imunidade, etc). Aproveite também os dias de descanso para brincar, jogar algo, caminhar, fazer atividades físicas...

Veja aqui dicas simples pra fazer as pazes com a comida nas festas: http://diadeamarseucorpo.blogspot.com/2010/12/como-fazer-as-pazes-com-comida-nessas.html

É isso, o Natal já passou, mas desejo a vocês uma ótima festa de virada de ano e um felicíssimo 2011, com muita saúde, alegria, amor, paz e realizações =)


Um comentário:

  1. Luciana adorei esse post, muito bem escrito, sereno e simples... Adorei tb porque o texto que você linka no final, do blog "Dia de Amar seu Corpo", fui eu qm escrevi!! rsrsrs! Obrigada pelo seu comentário recente no "O corpo é meu!"

    ResponderExcluir