quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dormir pra quê?

Que atire o travesseiro aquele que nunca abriu mão de uma bela noite de sono para estudar, trabalhar ou até para se divertir até tarde sendo que você teria que acordar cedo no dia seguinte.
Para algumas pessoas isso é esporádico, mas para muitas outras isso é rotina, é regra e não exceção. Cuidado!

Nossa cultura de pressa, de tempo é dinheiro meio que tornou o dormir bem um luxo e o dormir pouco e mal uma característica da pessoa trabalhadora. Então vamos aceitando como se fosse até saudável negligenciar o sono, afinal "Deus ajuda quem cedo madruga".

Mas dormir é uma necessidade fisiológica, não é à toa! Por exemplo: durante o sono a memória se consolida, você já teve lapsos de memória após uma noite maldormida?
E para o corpo também há muitos benefícios: vocês já devem ter ouvido falar do GH (Growth Hormone) o hormônio do crescimento, não? Pois bem, nós adultos que não crescemos mais continuamos a produzi-lo durante estágios profundos do sono.
Mas pra quê se não crescemos mais?
Bom, apesar do nome ele também tem outras ações, como a queima de gordura e o aumento da massa magra. Que tal? Interessante, não?
Com o passar dos anos vamos produzindo cada vez menos GH, então trate de dormir bem desde hoje!

Sem falar que um bom descanso nos deixa mais calmos, menos ansiosos, com melhor capacidade de comunicação e decisão. Você que tá fazendo uma dieta ou largando um vício vai conseguir se controlar melhor se dormir bem.

Dicas pra dormir bem:
  • quarto escuro e sem barulho;
  • não faça exercícios intensos poucas horas antes de dormir;
  • não faça refeições pesadas antes de dormir, nem vá dormir com fome;
  • evite café, chá preto, chá verde, refrigerante à noite;
  • prefira desligar o celular antes de dormir. O despertador funciona mesmo com o cel desligado;
  • evite o despertador quando puder (fins de semana, feriado) ser acordado é uma agressão e usar 50 vezes o modo soneca (snooze) é tortura! Quer acordar mais tarde, coloque pra despertar mais tarde! (principalmente se outras pessoas estão dormindo na mesma casa)

E por fim, eu odeio quem fala "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" então me odeio por não ter dormido direito ultimamente, mereço um puxão de orelha hehe

To do list: dormir mais e melhor ( )

 Meus gatinhos lindos Ígor e P.E.T. eles sabem a importância do descanso.

3 comentários:

  1. igu fofo =]
    Concordo, tem q fazer q nem eu q durmo pacas , escanso bem e nao me sobrecarrego u.ú"

    ResponderExcluir
  2. Oi LU!! Vou comentar tds os posts aqui tah? então tah..comer bem,putz...tah difícil pq o preço é meio ruinzinho d algumas coisas,rapidez e praticidade em comidas prontas...sab como é neh,mas eu juro q tento comer o menos d besteira possível!!! Dormir...hum..eu quase nao durmo rs to com umas olheiras terríveis,mas c sab como é a pilha d vestiba neh...na facul tb nao deve tah fácil...mas por outro lado,eu durmo melhor,durmo pouco mas durmo melhor pq to fazendo academia,daí eu canso e durmo mesmo rs nao fico acordando...e comida processada,bom...nao curto...embutido,enlatado...nao sou chegada nao...ainda mais q meu namorado faz vet e tem aula com um moço da vigilancia sanitária...qnd ele volta dessa aula,juro q me dá vontade d virar vegetariana rs mas nao consigo pq amo peixe =P eu ainda tenho moh preconceito com comida processada pq antigamente o gosto num era mt bom,nao sei agr...daí nem como mais tb...só congelado e lanche natural rsrs
    Bjs!
    P.S. q gatinhos fofos ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o sono é um dos momentos mais importantes de nosso dia. Por anos na faculdade, colegas de curso varavam a noite tentando aprender a ultima fórmula, como resolver aquele exercício mais difícil da lista e etc. Sempre achei válido o esforço, mas pra mim nunca funcionou, pois percebi que o nosso corpo e mente tem uma limitação de aprendizado, e depois disso, não adianta forçar, só estaremos nos cansando a toa. Então é importante sabermos dividir cada período do nosso tempo. E colocarmos na mente, que por mais desesperado que estamos com certas "materias" também é válido investirmos no descanso e no divertimento, para criarmos uma mente saudável.

    Gostei das suas dicas para dormir, e a foto dos gatos está linda! gatos dormindo em forma de bola são o que há! *_*

    beijos

    ResponderExcluir