sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Você Sabe Ler Rótulos?

Já falei aqui sobre a importância de se informar por meios dos rótulos, mas muitas pessoas me dizem que não entendem todos aqueles números e pra que servem os nutrientes. Resolvi então postar umas dicas rápidas:


  1. A lista de ingredientes está na ordem crescente. Então sabe aquele suco cujos ingredientes são: água, açúcar, suco concentrado de... Pois é, ele tem mais açúcar que suco (% em massa)
 
  2. Nas informações nutricionais, os números são relativos a uma certa porção, informada no começo. Ex: 30 g; 2 fatias; 1/2 xícara; uma colher de sopa...
      Atenção: nem sempre a porção é a quantidade que você costuma comer! Faça o cálculo em relação ao tamanho da sua porção!

  3. As porcentagens de Valores Diários Recomendados são em relação a uma dieta de 2000 kcal (geralmente). Mas cada um tem um gasto diferente por dia. Isso vai depender do seu peso, atividade física, temperatura, metabolismo, etc.
Pra se ter uma ideia, 2000 kcal/dia é o que gasta um homem sedentário de 70 kg.

  4. Nas Informações Nutricionais você sempre vai encontrar:

Valor Energético - calorias (e ou Joules unidade mais usada em alguns outros países)

Carboidratos: glicídios, açúcares, amidos... alguns rótulos separam os tipos de carboidratos. Você diabético ou que precisa fazer restrição de carboidratos, atenção!

Proteínas: nutriente construtor, fundamental pra reparação e manutenção dos nossos tecidos. É recomendável consumir proteínas em todas refeições.

Gorduras Totais: Total de lipídios na porção, incluindo óleos.
Gorduras Saturadas: devem ser consumidas com moderação pois aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
Gordura Trans: esta deve ser evitada pois não é uma gordura da qual nosso corpo necessita e aumenta muito o risco de doenças.

Alguns rótulos também mencionam as quantidades de gorduras insaturadas, as chamadas "gorduras boas" que devem estar presentes na nossa alimentação diária mesmo que você queira emagrecer (neste caso com moderação pois são muito calóricas)

Fibras Alimentares: auxiliam no bom funcionamento do intestino. Alguns separam em solúveis e insolúveis. Ambas fazem bem e devem acompanhar boa ingestão de água.

Sódio: uma grande preocupação da indústria, pois está presente em diversos alimentos devido às suas propriedades interessantes na fabricação e na conservação, mas como é amplamente sabido, pode aumentar a pressão arterial. A indústria já vem encontrando meios de substituir/diminuir o sódio, então esteja atento às quantidades em cada porção.

  5. Light x Diet:

Light possui quantidade reduzida de algum nutriente, geralmente gordura ou açúcar. Sal light tem menos sódio.

Diet é isento de algum nutriente, geralmente açúcar.

Observe que refrigerante diet, light e zero são todos sem açúcar.

  6. Sobre avisos: contém glúten, fenilalanina, lactose, traços de soja, etc... são dirigidos a pessoas que possuem alguma intolerância ou alergia a certos nutrientes.

Quem quiser se aprofundar mais recomendo que leia a cartilha da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_consumidor.pdf


Rótulo em japonês... e agora?!?!

Um comentário:

  1. ahuhuauuaha a foto no final eh a melhor hehe
    andy aprendeu tudo isso com a iu agora já consigo usar.
    o mais legal eh esse esquema de ordem crescente heheh ajuda um bocado a indentificar essas armadilhas
    =***

    ResponderExcluir