sábado, 18 de setembro de 2010

Dia de Amar o Seu Corpo

Assim como muitas pessoas, fui uma adolescente cheia de complexos: qualquer espinha, por exemplo, era o fim do mundo.
Certo dia, numa conversa com uma psicóloga, ela me pediu que olhasse para minhas mãos e dissesse o que eu via.
Com mania de por defeito em tudo, eu disse que via mãos de pele alaranjada, com dedos finos e fracos, unha quebrada, etc.
Então ela me falou que eu não devia olhar para minhas mãos assim, eu devia pensar que tenho mãos inteiras, que funcionam, que me são úteis todos os dias, que me possibilitam escrever, comer, calcular, acariciar, gesticular, me apoiar, carregar coisas e também ajudar outras pessoas... é realmente difícil imaginar vivermos sem nossas mãos.

Pois é... quantas vezes você não ouviu ou falou que odeia certa parte do corpo? E quantas pessoas nós já vimos fazer loucuras e arriscar a saúde pra transformar tal parte? Como é fácil esquecermos da maravilhosa "máquina" que somos, com tudo funcionando harmoniosamente, somos tão complexos que é impossível fabricar algo igual?

Que valores são estes que fazem ferirmos a nós mesmos por mera vaidade (e isso não é coisa recente, nem só da nossa cultura): desde espartilhos quebrando costelas, passando por aneis esticando o pescoço, dentes lixados, pés amarrados e quebrados, plásticas feitas em clínicas duvidosas onde pessoas já morreram nas mesas de cirurgia, homens injetando ADE e óleo (e alguns tendo os braços amputados)... por que trocar a funcionalidade de um membro por uma vaidade dolorida?

É pra refletirmos sobre isso e sobre tudo o mais que se relaciona à nossa autoimagem e auto estima que foi criado o Dia de Amar o Seu Corpo. Que será dia 21 de outubro (meu aniversário ha)!

Padrões mudam: o que é belo hoje talvez não seja amanhã, assim como não era ontem. E não acredito num padrão único de beleza, não acredito na ideia de pessoa mais bonita do mundo. A beleza é relativa, cada pessoa tem sua própria opinião sobre isso e essa opinião é facilmente moldada pela mídia. Mas acho que devia ser moldada por cada um de nós.

Não somos bonecos feitos numa fôrma, cada um tem suas características, sua própria proporção. Temos que perceber como nos sentimos melhor e buscar isso. Não devemos nos comparar com os outros e sim com o melhor que podemos ser (tá isso soa meio clichê mas é verdade, pense bem). Comparar-se aos outros é anular a própria história, é esquecer a trajetória da sua vida. Ser mãe, passar por uma doença grave, envelhecer, tudo isso traz alterações à nossa aparência. Mas a mudança maior é na nossa mente, é o aprendizado que a experiência traz.

Somos condicionados a achar que felicidade está atrelada a muito dinheiro, ostentar objetos caríssimos e ter uma aparência sempre jovem e impecável. Mas na verdade felicidade tem mais a ver com o modo como lidamos com cada acontecimento em nossa vida, ou seja, não está assim tão fora do alcance.

Bom, sobre o Dia de Amar o Seu Corpo, gostaria muito que vocês visitassem o site: http://www.wix.com/rissca/diadeamarseucorpo e o blog: http://diadeamarseucorpo.blogspot.com para conhecerem mais sobre a campanha organizada pela RISSCA (Rede de Incentivo à Saúde e Satisfação Corporal e Alimentar) e pelo Grupo Sinto Muito e que participassem também: divulguem, mandem seus depoimentos, participem do concurso de slogans e venham às atividades presenciais!

Olha o cartazinho com texto que montei pra campanha:
Que fofo, quero um robô desse ;)

4 comentários:

  1. Agradecimentos infinitos pelo enorme apoio, Lu! Absolutamente sem palavras para agradecer o tanto que você tem feito em apoio à campanha.*-*

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, ótimo texto! Parabéns!

    ResponderExcluir