sábado, 19 de janeiro de 2013

Músculo vs Gordura e Porque Eu nem me Peso

Você costuma avaliar se está magro ou gordo verificando se seu peso é "adequado" pra sua altura ou comparando seu peso com o de outras pessoas?

Pois observe a imagem abaixo. Ela mostra o quanto corresponde a 1 kg de gordura e 1 kg de músculo.


Percebeu a diferença de volume? Músculo é muito mais denso que gordura e por isso pessoas com bastante massa magra são pesadas, mas não são gordas.

É por isso que eu acho que o famoso IMC (Índice de Massa Corpórea), aquela continha
IMC = (peso* em kg)/((altura em m)ˆ2), não é uma boa maneira de avaliar se a pessoa está obesa ou não.

Olha esse cara da foto, você acha que ele é gordo?

Richie Mccaw - jogador de rugby All Blacks

De jeito nenhum, né? Pois é, tendo 1.87 m e 106 kg, o IMC dele é 30,3 e por este número ele seria considerado "muito acima do peso normal, obeso".

Por outro lado, há várias pessoas com peso normal ou abaixo do peso que possuem muita gordura no corpo em relação à massa magra.

Isso aconteceu comigo, há alguns anos, quando eu era sedentária mas fazia dieta, fui medir minha composição corporal (% de gordura e de massa magra) e mesmo pesando menos do que peso hoje, a % de gordura estava acima do normal!

Quer dizer que eu precisava emagrecer? Sim, mas não perdendo peso e sim ganhando na forma de massa muscular, o que importa é a relação massa magra/massa gorda e não o peso.

E por que é ruim ter pouca massa magra?

Massa magra é o que nos dá vigor, nos ajuda nos movimentos, protege nossas articulações, protege a coluna, melhora a postura, nos aquece (a gordura isola o calor, mas quem produz o calor é a massa magra), nos torna mais bem dispostos, mais capazes de praticar esportes e outras atividades físicas, tudo isso além do benefício estético.

Por isso, você que está tentando emagrecer e treina bastante, não avalie seu progresso somente pela balança, você pode estar emagrecendo bastante sem que seu peso se altere. Olhe a primeira foto de novo e imagine que você eliminou uns 3 kg de gordura mas ganhou 3 kg de músculo. O peso não se alterou, mas olha que diferença de volumes!
Então não é pra se frustrar, se quiser, utilize outras maneiras de avaliar seu progresso: veja como as roupas ficaram largas, como você se sente melhor, se possível faça uma avaliação de composição corporal na academia ou no médico, etc.

*ai se alguém vier me corrigir falando que é "massa" e não "peso". Eu sei, caramba, mas estou escrevendo pra todos entenderem e não só pro pessoal de exatas hahaha =p

sábado, 12 de janeiro de 2013

Tá no inferno, NÃO abrace o capeta

Depois que o meu noivo, Andy, me falou sobre o Cross Fit e a dieta paleo eu fiquei bastante interessada e comecei a procurar informações sobre. É fantástico, mas isso fica pra outro post. E num dos vídeos sobre dieta, o rapaz fala:

"Se a gente tá dirigindo e de repente gira o volante sem querer e quase sai da pista, o que a gente faz? A gente corrige o volante e volta pro caminho certo. Então por que numa dieta, se a pessoa sai da linha ela extrapola de vez? É como se em vez de corrigir o volante você girasse mais ainda e jogasse o carro pra fora da rua."

Pois é, essa mania de "tá no inferno, abraça o capeta" quando alguém escorrega na dieta é o que acaba fazendo muita gente falhar e desistir.

Parece algo meio psicológico, você acha que tem que seguir o cardápiozinho perfeitinho e se comeu uma coisa a mais, fu* de vez, mas não é bem assim. Na nossa vida há imprevistos, há eventos sociais, há n situações que fazem você acabar saindo do cardápio da dieta, não dá pra ficar fugindo disso.

Hmmm e como faz?

Fazer dieta seguindo cardapiozinho de revista ou de profissional preguiçoso (desculpa se a carapuça serviu) é furada, o certo é aprender a comer, aprender como fazer escolhas. E no caso das situações acima: aprender que sair da linha de vez em quando não é o fim do mundo, basta voltar pro caminho certo assim que possível.


Exemplo:

Você vai a uma festa, tem comida saborosa, tem doce, não dá pra ficar sendo chato e recusar tudo tal como essa aqui: http://papelpop.com/2012/09/santa-vic-beckham-nicole-bahls-vai-a-restaurante-e-come-uma-folha-de-alface/
Mas também não precisa se empanturrar, saboreie devagar e cuidado com a quantidade.

No dia seguinte é só voltar pra sua dieta normal, se for treinar, use como estímulo a vontade de queimar as calorias consumidas a mais.

Pronto, sem culpa, sem tortura. Tem que ser como o título do blog aqui: saudável sem ser impossível =p

Salgadinhossss hahah






Pra quem estiver curioso sobre Crossfit pode começar por aqui: http://www.crossfitbrasil.com.br/