sábado, 19 de janeiro de 2013

Músculo vs Gordura e Porque Eu nem me Peso

Você costuma avaliar se está magro ou gordo verificando se seu peso é "adequado" pra sua altura ou comparando seu peso com o de outras pessoas?

Pois observe a imagem abaixo. Ela mostra o quanto corresponde a 1 kg de gordura e 1 kg de músculo.


Percebeu a diferença de volume? Músculo é muito mais denso que gordura e por isso pessoas com bastante massa magra são pesadas, mas não são gordas.

É por isso que eu acho que o famoso IMC (Índice de Massa Corpórea), aquela continha
IMC = (peso* em kg)/((altura em m)ˆ2), não é uma boa maneira de avaliar se a pessoa está obesa ou não.

Olha esse cara da foto, você acha que ele é gordo?

Richie Mccaw - jogador de rugby All Blacks

De jeito nenhum, né? Pois é, tendo 1.87 m e 106 kg, o IMC dele é 30,3 e por este número ele seria considerado "muito acima do peso normal, obeso".

Por outro lado, há várias pessoas com peso normal ou abaixo do peso que possuem muita gordura no corpo em relação à massa magra.

Isso aconteceu comigo, há alguns anos, quando eu era sedentária mas fazia dieta, fui medir minha composição corporal (% de gordura e de massa magra) e mesmo pesando menos do que peso hoje, a % de gordura estava acima do normal!

Quer dizer que eu precisava emagrecer? Sim, mas não perdendo peso e sim ganhando na forma de massa muscular, o que importa é a relação massa magra/massa gorda e não o peso.

E por que é ruim ter pouca massa magra?

Massa magra é o que nos dá vigor, nos ajuda nos movimentos, protege nossas articulações, protege a coluna, melhora a postura, nos aquece (a gordura isola o calor, mas quem produz o calor é a massa magra), nos torna mais bem dispostos, mais capazes de praticar esportes e outras atividades físicas, tudo isso além do benefício estético.

Por isso, você que está tentando emagrecer e treina bastante, não avalie seu progresso somente pela balança, você pode estar emagrecendo bastante sem que seu peso se altere. Olhe a primeira foto de novo e imagine que você eliminou uns 3 kg de gordura mas ganhou 3 kg de músculo. O peso não se alterou, mas olha que diferença de volumes!
Então não é pra se frustrar, se quiser, utilize outras maneiras de avaliar seu progresso: veja como as roupas ficaram largas, como você se sente melhor, se possível faça uma avaliação de composição corporal na academia ou no médico, etc.

*ai se alguém vier me corrigir falando que é "massa" e não "peso". Eu sei, caramba, mas estou escrevendo pra todos entenderem e não só pro pessoal de exatas hahaha =p

2 comentários:

  1. ótimo post, Lu!
    Sinceramente, a imagem do kg de gordura até assusta um pouco!
    Faz super tempo q não faço uma avaliação física, tenho medo de tar com porcentagem muito alta de gordura agora! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Adorei Lu!! ^^ Realmente, qnd eu fazia academia (sim, virei sedentária d nv rs) meu peso diminuiu pouco mas as roupas ficaram largas e tals...Eu ficava feliz E frustrada ao msm tempo =P

    ResponderExcluir