quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SAPAM

Tanta prova, tanto trabalho, pouco tempo pra estudar e absorver me fizeram procurar uma maneira otimizada de aprender... e isso não se aplica só aos estudos mas também a esses assuntos sobre os quais costumo escrever aqui. 

Reparei que aprendo melhor quando visualizo uma sequência de palavras (geralmente verbos) que puxam outras ideias na minha memória. 

Então vamos à primeira sequência. O que você precisa pra atingir seu objetivo (de emagrecimento, ganho de massa, melhoria de níveis de colesterol, triglicérides, etc)?

Você precisa de SAPaM:

Saber -> Aplicar -> Paciência -> Monitorar



Saber: 
Buscar informação confiável. Nada de ficar lendo aquelas revistas baratas de dieta (Cuidado com Dietas da Moda) e cuidado também com um monte de site por ae. Se quiser umas dicas de leitura me pergunta.

Aplicar: conhecimento sem aplicação não vale nada né? Então ponha em prática. Não precisa esperar o começo da semana

Paciência (Esse costuma ser o diferencial entre quem consegue e quem não): 

1. Para se adaptar aos novos hábitos: já li em vários lugares que para algo se tornar um hábito, precisa se repetir por pelo menos 21 dias, depois desses 21 tudo fica mais natural, automático, não parece mais um sacrifício.

2. Pois os resultados demoram a aparecer, você vai mudar a alimentação, vai suar nos treinos e vai ver pouquíssima mudança nas primeiras semanas. Mas tem que persistir, ninguém chegou onde chegou de uma hora pra outra. As "transformações" que vemos nos "Antes e Depois" são coisas de meses, quando não anos. Isso porque:
  • Perda de peso rápida não é perda de gordura, é perda de líquido, para eliminar um kg de gordura você deve gastar aproximadamente 7700 kcal a mais do que consome. Como fazer isso em uma semana? Lembrando que ao comer menos que gasta o seu metabolismo basal você diminui seu gasto, então não adianta ficar sem comer.
  • Tentar enganar o corpo com saídas rápidas como a lipoaspiração pode resultar numa piora. Pesquisadores observaram que várias pessoas que fizeram lipoaspiração acabaram recuperando a gordura na forma visceral (em vez de subcutânea como antes da lipo) e a forma visceral é muito mais perigosa à saúde.
  • O mesmo vale pra aqueles que tentam ganhar massa muscular, crescimento de músculos é um processo lento e complexo, precisa do estímulo dos exercícios e de uma alimentação completa. E já é mais que sabido que as saídas rápidas como anabolizantes são altamente prejudiciais à saúde, além de serem ilegais. 


Monitorar: verificar se os novos hábitos estão servindo para você. 
  • Você tem se sentido disposto? 
  • Teve algum desconforto gastrointestinal? 
  • Notou melhoras após algumas semanas? 
  • Realizou algum exame médico e está tudo em ordem? 
  • Isto está sendo muito difícil para você? 

Pois há sempre formas de adaptar a dieta e os exercícios conforme o gosto de cada pessoa. Incorporar novos hábitos é coisa de longo prazo, então tem que ser feita da melhor maneira possível para você.


Fácil de lembrar né? SAPaM haha, pensa num sapão XDDD

Eu lembro do OM NOM do Cut The Rope haha



É isso, depois venho com mais dicas em forma de siglas ou sequências fáceis de lembrar ;)

Feliz 2013 \o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário