quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ômega-3 e o envelhecimento do cérebro



O quadrimestre acabou, mas ainda não deu pra elaborar um post, então resolvi traduzir e comentar um texto interessante que foi publicado no blog Functional Foods For Thought,  escrito pelo Dr. David Kiefer, ele fala sobre o papel do ômega 3, na saúde cerebral. Pois é, além dos benefícios já conhecidos de reduzir o colesterol ruim, aumentar o bom e ter atividade antiinflamatória, pesquisas mostram que o ômega-3 também é benéfico para a nossa cabeça, que beleza, não? Vamos ao texto:
Pesquisas sobre os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 vêm abrangendo sua ação em quase todo o corpo e recentemente foram encontrados efeitos positivos ao sistema neurológico em pessoas de todas as idades que ingerem boas quantidades de ômega-3.
Por exemplo, testes clínicos demonstraram a ligação entre o fato de uma mãe (durante a gestação e a amamentação) suplementar ômega-3 e um desenvolvimento neurológico melhor (Isaacs 2011). Um resultado interessante mostrou que aumentando em 100 mg a  ingestão de DHA (ácido docosahexanóico, um dos ω-3 aumenta o QI de uma criança em 0.13 (Cohen 2005), por outro lado, a deficiência em DHA pode ser associada a diversos distúrbios neuropsiquiátricos (Schuchardt 2010).

Tudo isso faz sentido quando pensamos no alto conteúdo de fosfolipídeos no sistema nervoso central. Além disso, os benefícios não são válidos apenas para desenvolvimento do cérebro de crianças; uma ingestão adequada de ômega-3 parece ajudar a prevenir o declínio cognitivo de pessoas mais velhas.
Um estudo recente descobriu uma correlação entre o conteúdo de ômega-3 em glóbulos vermelhos com o volume do cérebro e com testes cognitivos que avaliam risco de doença de Alzheimer (Tan 2012). A taxa de ômega-3 nas hemácias representa a ingestão de ômega-3 nos últimos 120 dias, uma boa medida da quantidade que as pessoas estão obtendo por alimentação ou suplementação. Os pesquisadores descobriram que os baixos níveis de ômega-3 nas células vermelhas do sangue foram associados com menor volume do cérebro (o equivalente a 2 anos a mais de envelhecimento) e também a um pior desempenho em testes cognitivos e de memória.
O próximo passo nesta pesquisa é determinar que quantidade deve ser ingerida para prevenir o a perda de capacidade cerebral, mas desde já pode-se afirmar que o ômega-3 realmente apresenta efeitos positivos para o tecido neurológico.
Bom saber, não? No Vitafoods SA fiquei animada de ver em vários stands os Brain Foods, todos ricos em ômega-3.
Principais fontes de ômega-3:
  • Peixes (atum, salmão, sardinha);
  • sementes de chia;
  • linhaça;
  • azeite;

Feed the brain!

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário