sábado, 22 de janeiro de 2011

5 Dicas pra Não se Enganar com os Rótulos

Já postei aqui sobre rótulos, mas percebo que ainda existe muita confusão na hora de fazer as compras visando uma alimentação mais saudável. Então resolvi escrever 5 dicas simples pra vocês fazerem as escolhas mais certas:

I) Entenda de uma vez por todas a diferença entre Diet e Light:

Diet = isenção de algum nutriente, por exemplo sem açúcar, sem sal... não são necessariamente menos calóricos.
Light = redução de pelo menos 25% de algum nutriente ou do valor energético (kcal). Exemplo: menos gordura, menos sódio, menos açúcar, poucas calorias em relação ao produto tradicional.


II) Atenção ao "Zero":

Viu um pacote de batatinha frita escrito zero e acha que pode comer à vontade? Cuidado: Zero TRANS não significa zero gorduras e sim que a maléfica gordura trans foi substituída por outra. O "Zero" é a palavra da moda e usam pra qualquer coisa: zero açúcar, calorias, sal, glúten, álcool, conservantes, corantes artificiais, transgênicos, etc... preste atenção ao que vem depois do zero e veja o que se adequa melhor às suas necessidades.


III) O Tamanho da Porção:

Nas informações nutricionais sempre está indicado o tamanho da porção (que costuma ser menor do que as pessoas realmente consomem), creio que as porções estejam ficando padronizadas, mas entre produtos similares ainda tem muita coisa diferente. Então não fique achando que o salgadinho é menos calórico que o iogurte, pois a porção indicada do salgadinho pode ser 1/5 do pacote e a do iogurte é o pote todo. Colocando uma porção tão pequena o consumidor pode levar a pensar que o produto é quase isento de gordura, tem pouco açúcar, quando na verdade não é.


IV) Enriquecido com Vitaminas e Minerais:

É maravilhoso que se tenham desenvolvido tantas técnicas de enriquecimento de alimentos, tornando o que é gostoso cada vez mais saudável. Mas não se iluda: muitas vitaminas são rapidamente destruídas na exposição à luz, oxigênio, umidade e calor. E alguns minerais competem entre si na absorção pelo corpo, fazendo com que não sejam devidamente aproveitados. Não troque as frutas e verduras pelo biscoitinho com vitaminas! Frutas e verduras são essenciais.


V) Conservação:

Você comprou um produto cuja validade é de 6 meses, o abriu hoje, consumiu um pouco e guardou o resto. A data de vencimento agora mudou. Ao abrir um produto alimentício, a validade dele passa de meses para dias (a maioria deles, não falo de conservas e algumas bebidas). Geralmente vem escrito na embalagem: após aberto conservar refrigerado e consumir em até x dias. Venceu, jogou! (se fosse esporte seria Jogou, venceu! =p boba...) a data de validade existe por várias razões, não vá se arriscar.

spam by awesome foods XDDD

4 comentários:

  1. huauhahuhuahuahu e essa imagem...eu quero spam da awesome foods hehe
    legal o artigo =], eu ja sabia pq a iu tinha me falado da maioria ja, mas mesmo assim eh sempre bom reforçar =]

    ResponderExcluir
  2. ótimo post! Podemos bolar um assim... Desmistificando algumas coisas sobre os alimentos. BJks.

    ResponderExcluir
  3. Legal o post, mas...
    Comentario como consumidor: caramba, tem q comer logo
    Como Pagador: foda-se, vou comer depois de 20 dias na geladeira pq essa porra foi cara!
    Como alguém da área de bio: é bom, estimula a flora intestinal (AKA piriri, caganeira!)
    Como homem: ja comi coisas muito mais preocupantes
    Resumo da ópera: li, pensei, absorvi e utilizarei... com moderação

    ResponderExcluir
  4. Ah é... mais uma coisa!
    Aos vegetarianos: Cuidado com os alimentos enriquecidos, a maioria deles é enriquecida com ferro e o caramba a 4 de uma fonte bem legal... qual é?! Sangue de animais(realmente se aproveita TUDO dos animais em matadouros.)
    Incrível!

    ResponderExcluir