quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Responsabilidade e Sustentabilidade

Já escrevi bastante aqui sobre a relação alimentação-saúde, pois é algo de cada vez maior interesse dos consumidores.
Hoje vou falar de um outro assunto bastante em voga e que constitui um diferencial crescente nos produtos alimentícios que é a relação alimentação-sustentabilidade.

Além de se interessar sobre os nutrientes e benefícios que certo alimento pode nos trazer, é importante saber se a embalagem é reciclável, se a indústria se utiliza de métodos de redução de poluição, se os recursos vêm de fontes renováveis, se não põe animais em risco de extinção, se não explora trabalhadores ou utiliza mão-de-obra infantil, etc.

Nos Estados Unidos, segundo pesquisa da Mintel, 35% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável.1

Segundo a pesquisa realizada para o Brasil Food Trends 2020, o brasileiro está cada vez mais informado e exigente. A responsabilidade sócio-ambiental agrega valor a qualquer produto.1

Hoje é muito comum encontrarmos nos supermercados os chamados Orgânicos. Mas o que este termo define?
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.2

No caso dos vegetais, são usadas técnicas naturais de combate a pragas e fertilização, no caso de produtos animais, como carnes e ovos, os animais não podem receber hormônios, antibióticos e são alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. Em ambos os casos existe também a preocupação com a área da produção: proteção de áreas naturais, de nascentes, controle do desmatamento e da poluição. 3

Além dos Orgânicos, existem também os produtos fair-trade, aqueles cujas indústrias são associadas a pequenos produtores e que buscam preço justo, padrões sociais e ambientais equilibrados.
"Sua missão é promover a equidade social, a proteção do ambiente e a segurança econômica através do comércio e da promoção de campanhas de conscientização" 4


Buscando conquistar o mercado europeu para as exportações, o Brasil tem investido na fair-trade. 5

Ficou interessado(a) em comprar mais produtos sustentáveis? Então esteja atento à presença de selos de certificação para identificar que tal produto realmente cumpre com o que é anunciado, pois foi aprovado por um órgão regulamentador.

selos de orgânicos : http://www.planetaorganico.com.br/qcertif.htm
selo fair-trade: http://www.hipersuper.pt/wp-content/uploads/2007/09/fair_trade.jpg

Infelizmente, o alto preço desses produtos faz com que boa parte da população deixe de comprá-los. O que faz com que a tendência sustentabilidade cresça num ritmo menor que das outras tendências (saúde, bem-estar, conveniência, praticidade), mas ela não deixa de crescer.

Além de orgânicos e fair-trade, a indústria em geral vem estudando meios de poluir menos (e ajudar os consumidores a poluir menos), gastar menos energia, menos água, usar menos aditivos prejudiciais. Alguns exemplos de produtos inovadores que foram apresentados num evento que participei: sorvete que é conservado à temperatura ambiente, garrafas de água que comportam o mesmo volume com menos plástico, embalagens biodegradáveis e embalagens comestíveis.

Legal, né? =)
O que o Capitão Planeta come? Hehehe


Referências
1) http://www.brasilfoodtrends.com.br/
2) http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/alimentos_organicos.htm
3) http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/o_que_e_carne_organica/
4) http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_justo
5) http://www.fairtradebra.com.br/

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