sábado, 23 de outubro de 2010

O Papel Atual do Alimento

Já pararam pra pensar que a ação de se alimentar é algo maravilhoso, pois une a necessidade ao desejo, o útil ao agradável e é fator determinante para a nossa saúde?

Pois bem, a alimentação já teve diferentes papéis ao longo da história da humanidade. Vamos analisar brevemente:

No início pode-se dizer que era uma mera necessidade. Alimento era escasso, o ser humano precisava caçar e gastar muita energia pra se alimentar, passava por longos períodos de privação e comia para se manter vivo.

Então o ser humano descobriu o fogo, desenvolveu técnicas de agricultura e criação de animais, de nômade passou a ser "sedentário" e agora podia escolher. Seu paladar identificava os mais diversos sabores e preferia alguns. Comer passou a ser não só necessidade, mas também um prazer.

Ele continuou se desenvolvendo, surgiu a culinária e a gastronomia, o que tornou a alimentação um pouco artística. Começou a ter hora pra refeição, a qual era feita na companhia da família e eventualmente em reuniões e festas. Comer virou algo social.

O homem tão esperto melhorou técnicas de agricultura e transformou a cozinha numa fábrica. Surgiram os alimentos industrializados, eles ficaram cada vez em maior quantidade e mais acessíveis. Agora, se não dava tempo de cozinhar podia comprar. E tais alimentos foram se tornando cada vez mais coloridos, cheirosos e atraentes.

Então surgiram os problemas do excesso, havia alimentos por todos os lados cheios de açúcar e gordura (pois o que era mais gostoso vendia mais), os obesos que geralmente eram só os mais ricos foram aumentando e doenças associadas ao excesso de alimentação também. Para algumas pessoas, o alimento virou inimigo, mas ele não perdeu seus papéis anteriores, continua sendo uma necessidade, um prazer, social, uma arte... e agora?

Bom, o que posso dizer dos eventos referentes à indústria alimentícia e artigos que li, é que o novo papel do alimento é ser um aliado da saúde. Todas as grandes marcas e muitas menores também estão preocupadas com o teor de sódio, de açúcar, de gorduras saturadas, de calorias, de fibras, proteínas, etc.
Outras adicionam vitaminas, lactobacilos benéficos, ômega-3, minerais, etc.

E isso não é porque algum órgão de fiscalização pediu, é porque agora temos consciência de que a alimentação define boa parte da nossa saúde, mas ao mesmo tempo temos menos disponibilidade para selecionar, cozinhar e comer com calma.

Mas é claro, ninguém quer que comida vire remédio, o alimento não pode perder seu papel de ser prazeroso, o sabor é importante sim, bem como o aroma, o aspecto e sua conveniência. Ah, quase me esqueço de um importante papel que a alimentação tem hoje para algumas pessoas - o ideológico -  há aqueles que não comem produtos animais, os que buscam orgânicos, os que atentam para embalagens recicláveis, que se preocupam com a origem de seus ingredientes, etc.

Posso dizer que fiquei bastante animada ao perceber nestes eventos a evolução na pesquisa e desenvolvimento de alimentos que trazem diversos benefícios, que são muito saborosos e sustentáveis, afinal quando escolhi fazer Engenharia Química foi pensando em trabalhar na produção de alimentos assim.

Estamos numa fase de transição, antes as pessoas comiam o que lhes agradavam, caso tivessem alguma doença associada simplesmente evitavam alguns alimentos (e passavam vontade). Hoje as pessoas estão se informando e por tal razão demandam mais variedades saudáveis. Cada vez mais o diabético pode comer um doce sem gosto de remédio, o hipertenso pode comer algo salgado, as margarinas vão sendo adicionadas de gorduras boas, o iogurte ajuda no bem-estar intestinal... etc

E vai ficar cada vez melhor =)

Quando ela crescer vai encontrar uma boa variedade de bolos pra comer sem culpa!
(foto by nerdcoregirl, licença Creative Commons)



Pra quem gostou e quer saber mais sobre as tendências na indústria alimentícia, acesse: http://www.brasilfoodtrends.com.br/

2 comentários:

  1. =D ... vc realmente manja, gosta e tem talento pra lidar na área de alimentos.
    por isso que eu sempre digo que vc nao precisa se preocupar, pq sua vaga ta te aguardando. eu sei o quanto vc merece, e vc tbm =]. Logo uma industria tbm percebe, afinal varias já te seguem no tweeter(eh assim q escreve essa mer***) e tals
    hiper beijos linda =**

    ResponderExcluir
  2. Passando p retribuir a visita! Adorei o post! Vou seguir seu blog p acompanhar! Bjo!

    ResponderExcluir